Busque aqui o que você procura nas Minas Gerais

sábado, 27 de março de 2021

DIVISA NOVA / MINAS GERAIS / BRAZIL (1.579 / 5.570) POPULAÇÃO: 6.025 PESSOAS (IBGE 2020)




Cidade rica em Patrimônio Cultural, Histórico e Ecológico. Cachoeiras, Trilhas, Morros e as Belas Paisagens, além de um Jequitibá Rosa com mais de mil anos, são um convite de peso para os amantes do Turismo de Aventuras, Ecoturismo e Turismo Esportivo.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z


JEQUITIBÁ-ROSA
A Reserva Particular Patrimônio Cultural de Divisa Nova possui árvores cujas copas chegam atingir até 30m de altura com destaque para o gigante jequitibá-rosa sendo um dos maiores do Brasil. 

Cachoeiras da região
Cavalgada da cidade
Entorno da cidade
Escola Pública Estadual
Escola Pública Municipal
Estrada de acesso para as Comunidades
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição



Vistas parciais da cidade









Ginásio Poliesportivo
Praça da cidade






Prefeitura Municipal


Rodovia de acesso para a cidade

Ruas e Avenidas da Cidade








Dados gerais da cidade
Código do Município - 3122405 
Gentílico - divisa-novense 
Prefeito (2017 / 2020) ELIAS TASSOTI 
População estimada [2019] 6.011 pessoas 
População no último censo [2010] 5.763 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 26,56 hab/km² 
Posição geográfica da cidade do Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
História 
DIVISA NOVA - MINAS GERAIS - MG 
HITÓRICO: 
Quando, no auge do ciclo do ouro, a escassez de alimentos se agravou, muitos homens procuraram desenvolver lavouras, fixando-se nas terras férteis de Minas Gerais. Um desses homens foi o padre Manuel Gonçalves de Correa, que se instalou numa fazenda em Monte Alegre, logo construindo no local uma capela. 


Em 1860, com a doação de 40 alqueires feita pelo capitão Silvério Luís de Figueiredo, formou-se o povoado de Conceição da Boa Vista, em homenagem a santa de devoção dos moradores e ao belo aspecto do lugar. 
Em 1923, o distrito teve o nome modificado para Divisa Nova, devido à localização do terreno, que fica na divisa entre duas fazendas. Em 1938, passou a município. A cidade é rica em termos de patrimônio histórico e ecológico. Dentre as principais áreas naturais, destacam-se a serra do Cavaco, as cachoeiras do rio Muzambo e do rio Verde, o parque ecológico e, ainda, o lago do Morro de Furnas. 


Mas é a existência de uma árvore milenar, o Jequitibá Rosa, que constitui uma das principais atrações da região. Festas religiosas como a de São Sebastião e de Nossa Senhora da Conceição são fatores igualmente importantes na vida da população local. Também o Festival de Música Sacra constitui-se num evento cultural de peso.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Divisa Nova, MG / IBGE / Thymonthy Becker / TM Imágens Aéreas 


SONHOS DE UM VIAJANTE
DE COR VERMELHA
Estava andando na rua Goiás. Eu queria comprar uma bicicleta. Mas eu queria uma bicicleta de cor vermelha. Eu entrava nas lojas, mas só loja que vendiam roupas. Andei bastante e depois fui voltando, do outro lado da rua. Na volta eu já estava procurando para comprar era um carro vermelho, e sempre entrava em loja de roupa e perguntava se vendiam carros.

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aqui o que você procura nas Minas Gerais