Busque aqui o que você procura nas Minas Gerais

sábado, 27 de março de 2021

PAULA CÂNDIDO / MINAS GERAIS / BRAZIL (3.663 / 5.570) POPULAÇÃO: 9.584 PESSOAS (IBGE 2020)




Muitas festas culturais e religiosas são realizadas na cidade. Exposição Agropecuária, Cavalgada, Festa do Padroeiro e a grandiosa festa do Rosário.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL. DE A A Z


Vistas aéreas da cidade 
Casa da Cultura


Entorno da cidade
Estrada de acesso para as Comunidades
Igreja do Rosário

Igreja de São Sebastião
Igreja Matriz de São José



Vistas parciais da cidade


Praça da cidade

Escola Pública Municipal
Prefeitura Municipal
Quadra de esportes


Rodovia de acesso para a cidade
Ruas e Avenidas da cidade



Dados gerais da cidade
Código do Município - 3148301 
Gentílico - paula-candense 
Prefeito (2017 / 2020) MARCELO RODRIGUES DA SILVA
População estimada [2019] 9.571 pessoas 
População no último censo [2010] 9.271 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 34,55 hab/km² 
Posição geográfica da cidade no Brazil
COMO TUDO COMEÇOU
Paula Cândido - Minas Gerais - MG 
História 
Os primitivos habitantes parecem ter sido os índios das tribos Coroados, Coropos e Puris. Os recursos históricos disponíveis levam a crer que os primeiros homens civilizados a passarem pela região tenham sido bandeirantes comandados pelo capitão Pires Farinha, no século XVIII. 
A fixação mais remota que se tem conhecimento foi através de Jose Gomes Barroso, que se instalou com uma sesmaria que recebera do governador da província, por volta de 1875. Posteriormente um de seus descendentes diretos, João Gomes Barroso, doaria ao patrimônio religioso, terras para que fosse erigida uma igreja em homenagem a São Jose, santo de devoção do primeiro sesmeiro e desbravador da região. 
Originalmente o povoado se chamou São Jose do Barroso, ainda em homenagem a Jose Gomes Barroso, e desenvolveu em torno da pequena igreja construída nos terrenos doados da sesmaria. Acredita-se que o primeiro sacerdote do povoado tenha sido o padre Jose Justino Pais Maciel e o primeiro vigário o padre Jose Januario de Assis Carneiro. 
O povoado pertencia ao distrito de Santa Rita do turvo, em 1838, e este distrito(atual cidade de viçosa) estava na época pertencendo ao município de mariana; em 1854 foi criado o distrito de São Jose do Barroso, pertencendo, ainda, ao município de Mariana, passando a pertencer posterior e sucessivamente aos termos de São Januário de Ubá e depois a São João do Presídio. 
A paróquia de São Jose do Barroso foi criada pela lei nº 1682 de 21 de setembro de 1870. 
A lei nº 1039 de 12 de dezembro de 1953 criou o município com sede na cidade de Paula Cândido, nome dado ao município em homenagem a um de seus filhos ilustres, o Dr. Francisco Gomes de Paula Cândido.
Este eh o Brasão de Armas do estado das Minas Gerais

Fonte dos textos e fotos: Ítalo Stephan / Thymonthy Becker / Charlie St. / IBGE / Prefeitura Municipal de Paula Cândido, MG


SONHOS DE UM VIAJANTE
A CADEIRA MÁGICA
Estava num quarto, sentado numa cadeira que estava ao lado de uma cama. Eu assistia à televisão. A Rita estava deitada na cama, vendo tv também. O quarto tinha uma parede de vidro. Nisto eu vi o José Alique chegando numa porta e a Dona Judit conversando com ele. Depois ele e a Dona Judit entraram no quarto onde eu estava. Nisto a cadeira onde eu estava sentado saiu sozinha, indo parar perto do José Alique e da Dona Judit. 


Eu estava sentado nela. Nisto o José Alique perguntou porque eu fiz aquilo. Eu disse que a cadeira tinha ido sozinha. Ele não acreditou. Eu coloquei a cadeira novamente na frente da tv, levantei os pés e coloquei minha mão na frente do rosto, para ele ver que não era eu. Minha perna foi ficando cansada de ficar no ar. Mas aí a cadeira saiu sozinha novamente e foi para perto dele de novo. Ele olhou assustado pelo fato da cadeira se mover sozinha. Então ele disse que aquilo era um truque meu.

CONHEÇA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busque aqui o que você procura nas Minas Gerais